Museu Calouste Gulbenkian

 

in short

A distribuição e articulação das galerias de exposição permanente estão orientadas por uma sistematização cronológica e geográfica que determinou, dentro de um percurso geral, dois circuitos independentes.
Museu Calouste Gulbenkian
© Fundação Calouste Gulbenkian
Logo: Museu Calouste Gulbenkian

Museu Calouste Gulbenkian

in detail

A Colecção Calouste Gulbenkian é constituída por cerca de 6000 peças que compreende desde a Arte Egípcia até à Arte Europeia de meados do seculo XX.  Entre os vários núcleos que constituem a Colecção apresenta-se uma breve selecção das obras mais significativas que integram o Museu Calouste Gulbenkian.

O primeiro circuito é dedicado à Arte Oriental e Clássica e evolui através das galerias da Arte Egípcia, Greco-Romana, Mesopotâmia, Oriente Islâmico, Arménia e Extremo-Oriente.

O segundo percurso é dedicado à Arte Europeia, com núcleos dedicados à Arte do Livro, à Escultura, Pintura e Artes Decorativas esta última com especial destaque para a arte francesa do século XVIII e para a obra de René Lalique.

Expõe-se neste circuito uma diversidade de peças representativa das variadas manifestações artísticas da Europa, desde o século XI até meados do século XX.

A iniciar este sector destaca-se um conjunto de marfins e de livros manuscritos iluminados, a que se segue uma selecção de Escultura e Pintura dos séculos XV, XVI e XVII.
A arte do período do Renascimento produzida na Flandres, França e Itália encontra-se representada na sala seguinte.

O século XVIII francês ocupa nas salas do Museu um lugar especial com as Artes Decorativas – destacando-se a Ourivesaria e o Mobiliário –, a Pintura e a Escultura.

Seguem-se galerias onde podem observar-se um núcleo de Pintura de Francesco Guardi, Pintura inglesa dos séculos XVIII e XIX, Escultura e Pintura do século XIX francês e finalmente um importante núcleo de jóias e vidros de René Lalique, em sala própria.
Museu Calouste Gulbenkian
A sede da Fundação Calouste Gulbenkian está situada no centro de Lisboa, junto à Praça de Espanha, no interior de um parque com uma área de 7,5 hectares. O projecto dos edifícios da Sede e Museu é da autoria dos arquitectos Ruy Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, ocupando uma área de aproximadamente 25 mil m2.

Inaugurado em 1969, o edifício foi concebido de modo a criar um ambiente agradável e sóbrio, proporcionando perspectivas de visão do interior, sobre diversos ângulos do arvoredo e dos terrenos circundantes.

No edifício do Museu Calouste Gulbenkian, para além da zona de exposição permanente da colecção de arte do Fundador, encontra-se um galeria de exposições temporárias, uma área destinada a apoio das suas actividades culturais e a Biblioteca de Arte.

Em 1983, foi inaugurado o Centro de Arte Moderna (CAM).
Admission
Museum (collection + temporary exhibition at the museum gallery) 4 EUR / Temporary exhibitions outside the museum tour 3-5 EUR / PASS (access to all exhibition spaces inside the Foundation) 8 EUR
The museum on google maps:

keywords

Visitor entrance

Museu Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A
1067-001 Lisbon
Portugal
view on a map

Opening Times

Sun
10:00 - 17:45
Mon
-
Tue
10:00 - 17:45
Wed
10:00 - 17:45
Thu
10:00 - 17:45
Fri
10:00 - 17:45
Sat
10:00 - 17:45
Encerra: 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro

Closed: January 1, Easter Sunday, May 1, December 25

euromuse.net - The exhibition portal for Europe