Bracara Augusta e o Império Romano - Importações e Produção Local

permanent exhibition

in short

O primeiro contacto entre Bracari e Romanos deu-se entre 138-136 a.C., com expedições de reconhecimento militar. Desde aí, e até à fundação da cidade de Bracara Augusta (16-15 a.C.), viveu-se em paz, o que favoreceu o desenvolvimento e o comércio, proporcionados pelo Império Romano.
Produção Local de Cerâmica / Local Production of Ceramics
© MDDS: Manuel Santos

Visitor entrance

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Rua dos Bombeiros Voluntários
4700-025 Braga
Portugal 

Detailed information about the museum on euromuse.net

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

in detail

A centralidade do território entre os rios Douro e Minho e a confluência de uma vasta rede de caminhos naturais, propiciaram um importante desenvolvimento das actividades económicas, condições que favoreceram a assimilação da organização política romana e, sobretudo, o incremento do comércio a longa distância.
Bracara Augusta foi uma importante cidade comercial que em muito beneficiou do intenso e bem organizado tráfego marítimo que unia os diferentes centros produtores do Império romano. Entre esses produtos estão cerâmicas, vidros, objectos de luxo e os produtos de natureza alimentar, como o vinho, os preparados de peixe e o azeite.

A circulação monetária nesta região iniciou-se no período de Augusto, com as moedas designadas de caetra, emitidas, provavelmente, entre 27-23 a.C..
A partir dos Flávios tornam-se dominantes as moedas cunhadas em Roma cujo fluxo cresceu significativamente no século II e III.
As emissões do século IV, ainda em circulação nos inícios do século V, estão bem representadas nos tesouros ocultados aquando da chegada dos Suevos à região, como é o caso do das Carvalheiras, constituído por 44.982 moedas do século IV.

A posição geo-estratégica de Bracara Augusta, como importante mercado, favoreceu a fixação de artesãos e de oficinas especializadas de olaria, artes do fogo, nomeadamente, a produção de vidro, a fundição de bronze, ouro e ferro, bem como, a indústria dos têxteis e o fabrico de pigmentos.
Apesar dessas oficinas se situarem preferencialmente na periferia da cidade, também foram encontrados vestígios da sua localização no interior de Bracara Augusta.
Admission
3,00 EUR
The exhibition venue on google maps:

keywords

Opening Times

Sun
10:00 - 17:30
Mon
-
Tue
10:00 - 17:30
Wed
10:00 - 17:30
Thu
10:00 - 17:30
Fri
10:00 - 17:30
Sat
10:00 - 17:30
Encerrado a 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro / Closed on January 1st, Easter Sunday, May 1st and December 25th.

euromuse.net - The exhibition portal for Europe