Bracara Augusta e a sua envolvente - Vias, Morte e Religião

permanent exhibition

in short

Aqui se abordam três grandes temas – as vias que ligavam Bracara Augusta às restantes cidades do Império romano, a distribuição das necrópoles na cidade e os testemunhos da relação dos seus habitantes com as várias divindades.
Bracara Augusta - Sepulturas e espólio funerário / Tombs and grave goods
© MDDS: Manuel Santos

Visitor entrance

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Rua dos Bombeiros Voluntários
4700-025 Braga
Portugal 

Detailed information about the museum on euromuse.net

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

in detail

A Rede Viária
Num documento do século III, conhecido como Itinerário de Antonino, estão referenciadas várias vias estatais que ligavam Bracara Augusta às mais importantes cidades do Império romano e a portos fluviais e marítimos, articulando-se com a via atlântica, importante eixo de circulação que ligava o Mediterrâneo com a Britannia.
É de salientar o número elevado de miliários encontrados no território do convento bracarense, sem precedentes no mundo romano.

O Mundo dos Mortos
As necrópoles romanas situavam-se sempre fora da área urbana, normalmente junto às vias de saída da cidade. O seu estudo revela-se muito importante para identificar os rituais funerários, mas, também, para avaliar a distribuição e composição da população, uma vez que o espólio das sepulturas e as inscrições funerárias fornecem elementos relativos ao estatuto social dos mortos.
Até ao momento foram identificadas em Braga seis necrópoles romanas.

O Sagrado
Testemunhos da relação dos habitantes de Bracara Augusta com o mundo do sagrado são, entre outros, as ofertas (ex-votos) com inscrições gravadas no granito da região.
Estas aras e epígrafes mostram o reconhecimento individual, por graças concedidas, a divindades indígenas, a deuses do panteão clássico romano e, mesmo, de origem oriental, como Ísis.
Finalmente encontram-se alguns vestígios associados ao período paleocristão e concretamente a réplica do Sarcófago de S. Martinho de Dume.
Admission
3,00 EUR
The exhibition venue on google maps:

keywords

archaeology, romano, bracara augusta, roads, milestone, tombstone, altar, religião

Opening Times

Sun
10:00 - 17:30
Mon
-
Tue
10:00 - 17:30
Wed
10:00 - 17:30
Thu
10:00 - 17:30
Fri
10:00 - 17:30
Sat
10:00 - 17:30
Encerrado a 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro / Closed on January 1st, Easter Sunday, May 1st and December 25th.

euromuse.net - The exhibition portal for Europe